Le Lac

Le Lac
Neuchâtel-Suiça (foto de LàlaLenzi, fev. 2009)

sábado, 18 de dezembro de 2010

A familia e a constituição de vínculos.

A família da contemporaneidade constrói sua própria história, inventa e reinventa modelos; descartando algo do velho, mantendo parte dele e inventando uma nova forma. Estes re-arranjos podem também ser constatados através dos séculos, nas histórias da sociedade e nos modelos familiares adotados. Essas reinvenções são pela conservação de algo da tradição e outras de apropriação da atualidade, incluindo as transformações e exigências do contexto social. Tudo está associado a algum modelo, na maneira pela qual foi constituída a estrutura do grupo familiar, bem como o contexto social no qual a família está inserida[1].
Indivíduo, família e sociedade constituem a tríade do desenvolvimento do sujeito. A vida inicia com os cuidados maternos e incluindo o pai, se institui apoio e proteção. Desse modo, a família, vincularmente, constitui o sujeito, efetua o prolongamento da sua vida em sociedade, onde ele precisa se integrar e bem viver com outros sujeitos, preferencialmente também em vínculos solidamente integrados.[2]



[1] In: ROTTA, Marli Kronbauer. (or. LENZI lc) . A familia: hist'oria, " lugar" de forma'cao de vinculo e a constitui'cao subjetiva. TCC. Curso de Psicologia, UNIJUI. 2010. (Não-publicado)
[2] In: op. cit. 

Para saber mais:
ARIÉS, Philippe. História Social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2. Rio de Janeiro, LTC, 1981.  
____.; DUBY, George. Coleção História da Vida Privada. v. 3, 4, 5. São Paulo, Schwarcz, 2009.
BOWLBY, John. Apego – A Natureza do Vínculo. v. 1. São Paulo, Martins Fontes, 2002.
--------------------. Formação e Rompimento dos Laços Afetivos. São Paulo, Martins Fontes, 1997.
CASEY, James. A história da família. Tradução de Sérgio Bath. São Paulo, Ática, 1992 
SZYMANSKI, Heloísa. Viver em família como experiência de cuidado mútuo: desafios de um mundo em mudança. Revista Serviço Social & Sociedade. XXIII. n. 71. Especial. São Paulo, Cortez, 2002.
WINNICOTT, D. W. A Família e o Desenvolvimento Individual. 3. São Paulo, Martins Fontes, 2005.