Le Lac

Le Lac
Neuchâtel-Suiça (foto de LàlaLenzi, fev. 2009)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dificuldades de aprendizagem: (hiperatividade): refletindo sobre.



A hiperatividade é uma das características das crianças de nossos dias e, muitas vezes, tem sido apontada como motivo para a falta de atenção na escola, o que pode resultar em dificuldades de aprendizagem, situação que muito tem preocupado pais e professores.  Ela tem muitas causas, que precisam ser identificadas para se estabelecer uma relação com eventuais problemas de falta de atenção na escola.
Há um alto percentual de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, situação que tem sido trabalhada pela escola com o encaminhamento destas crianças a uma avaliação psicopedagógica que embase o posicionamento desta Instituição  frente à criança e a família.
A hiperatividade e os problemas de aprendizagem são situações que sempre aparecem juntas. Muitas crianças são tão ativas que não conseguem ficar sentadas em sala de aula  e isto gera a queixa da falta de atenção. As crianças de hoje, da era da informática, passam muito tempo em frente a um computador ou  televisão e podem encontrar na escola o ambiente para extravasar suas necessidades de movimento.
Entendo que a dinâmica de um trabalho para investigar a existência real de hiperatividade e déficit de atenção,  passa inicialmente pela avaliação  do desenvolvimento cognitivo das crianças . Nesse sentido, é importante acompanhar o raciocínio das crianças e a forma como elas resolvem os desafios que lhes são propostos. O caminho é a busca de saber como o pensamento e raciocínio da criança atuam, levando-a a construir o conhecimento, ao invés de classificá-la em determinado padrão de inteligência.
Numa continuidade desse processo, fundamental é   identificar o domínio que a criança tem em relação ao conteúdo trabalhado na escola, avaliando se o seu  raciocínio permite que ela compreenda os conteúdos escolares, na forma como são propostos. Só então será possível orientar tanto os professores quanto a família , sobre a melhor forma de trabalhar a questão da falta de atenção e problemas de aprendizagem  na escola. Este é um dos elementos fundamentais na reflexão que cada vez mais se faz necessária em torno da questão dos problemas de aprendizagem.

Para saber mais:

- BENCZIK, E.B.P. Transtorno de DA/Hiperatividade: atualiza'c~ao diagn'ostica e terapeutica: caracter'isticas, avalia'c~ao, diagnostico e tratamento: um guia de orienta'c~ao para profissionais. S.Paulo, Casa do Psic'ologo, 2000.
- GOLDSTEIN, S. & GOLDSTEIN,  M. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de atenção da criança. 2ª ed. Papirus. São Paulo, 1996. 
- LEWIS, M.; WOLKMAR, F. Aspectos clínicos do desenvolvimento na infância e adolescência. Artes Médicas. Porto Alegre, 1990. 
- PATTO, M.H. A produção do fracasso escolar: história de submissão e rebeldia. Queiroz LTDA. São Paulo, 1991.
- Vídeo youtube:  http://www.youtube.com/watch?v=RK4gDnuaYUg